HISTORIAL

O CORO LAUDATE DE LISBOA é o coro oficial da Paróquia de S. Domingos de Benfica em Lisboa, onde foi fundado em 1974 e tem participado em múltiplas festividades e concertos nos mais diversos lugares do País e Estrangeiro.

Constituído por cerca de 50 elementos de diferentes idades e diversas actividades profissionais, constituiu-se desde Janeiro de 2012 em Associação cultural sem fins lucrativos que se propõe estudar, cultivar, fomentar, divulgar e interpretar a Música Sacra e Litúrgica, quer na solenização de Celebrações Litúrgicas quer na realização de Concertos.

A sua actividade incide no estudo e divulgação do Património Musical da Igreja e da música em geral, cultivando especialmente a música litúrgica, a polifonia clássica (portuguesa e estrangeira) e o canto gregoriano, sendo reconhecido pelos críticos como um dos melhores coros litúrgicos portugueses, tendo executado com orquestra entre outras obras: a "MISSA DA COROAÇÃO" de Mozart e o "TE DEUM" de Charpentier, extractos da oratória "O MESSIAS" de Händel, obras de J. S. Bach, Mozart, Vivaldi, etc.

Em 1988 gravou um disco com cânticos marianos, em 1989 duas gravações com cânticos Quaresmais e Pascais e em Maio de 2000 o CD " Laudate Maria" e em Julho de 2008 o CD "Paulo de Cristo".

Em Junho de 2009 o CD "Laudate Natal", em 2016 o CD "Ofício de S. Domingos" e em 2017 o CD "Salmos Responsoriais".

Em Maio de 1991, por ocasião da visita de S. S. o Papa João Paulo II a Portugal, solenizou as grandes celebrações em Lisboa e no Santuário de Fátima. Em Maio de 2010 participou na Celebração solene em Lisboa durante a visita do Papa Bento XVI.

Desde 1978 foi um dos coros responsáveis pelo canto na "Missa Dominical" da R.T.P.- Rádiotelevisão Portuguesa, que solenizou cerca de 270 vezes.

Em Itália, participou em 1997 na 37º Rasegna Internazionale di Capelle Musicali de Loreto (Itália) com a presença de 12 Coros seleccionados entre 105 grupos de 27 países.

Em Espanha, participou em 1998 no XII Festival Internacional Coral da Ilha Cristina, como Coro estrangeiro convidado, em 1999 realizou concertos na Corunha, em Ferrol e em Tenerife, em 2001 em Léon, em 2003 nas festas do "Santíssimo Cristo de la Laguna" (Ilhas Canárias), em 2004 em Madrid e em 2008 na Catedral de Burgos.

Em França, solenizou em 2008 no Santuário de Lourdes a Missa Internacional perante milhares de peregrinos, nas comemorações dos 150 anos das Aparições de Lourdes

Em 2015 solenizou nos Açores (Ilha de S. Miguel) as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. A convite da Câmara Municipal de Lisboa solenizou em duas ocasiões a cerimónia dos “Casamentos de Santo António” na Sé Patriarcal de Lisboa. Anualmente tem solenizado a Festa Comemorativa do “Turf Club” na Basílica dos Mártires. Durante vários anos solenizou a Investidura dos Novos Membros da “Ordem Militar de Malta” e a Celebração promovida pela “Sociedade Histórica da independência de Portugal” no dia 1 de Dezembro. Durante vários anos tem solenizado em 26 de Junho a Festa Comemorativa de S. Josemaria Escrivá, na Igreja de Nª Srª de Fátima em Lisboa.

Em Dezembro de 2002 integrou o Espectáculo de ópera "VIVA VERDI" no cine-teatro do Casino Estoril e no Teatro Tivoli em Lisboa com a Orquestra Ópera do Atlântico.

Em 2016 efetuou no Museu Nacional de Arqueologia cinco Concertos temáticos integrados no ciclo "Esplendor da Música". Em Dezembro de 2017, com a presença do Sr. Presidente da República, Corpo Diplomático e autoridades de todo o País, solenizou com orquestra no Mosteiro dos Jerónimos a Missa presidida pelo Sr Cardeal Patriarca em memória das vítimas dos grandes incêndios.

Participou em muitos Festivais Nacionais e Internacionais de Coros e realizou múltiplos concertos em todo o País, inclusíve nas Ilhas dos Açores e Madeira.

Participou em várias "Cantatas Populares" em várias cidades de Portugal com a Orquestra "Solemnius Concentus" do Porto e com a Banda Sinfónica da PSP de Lisboa.

É seu director, desde a fundação, José Eugénio Vieira.

 

 

 

 

 


Recortes
Imprensa